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quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Decolando para 2012




Olá Tripulação,

Mais uma vez em ritmo de festa, em nome do Blog Comissários de vôo lhes desejo um excelente 2012.
Agradeço a colaboração de todos, dos visitantes asssíduos, dos que colaboram com idéias, de todos que nos ajuda divulgando nosso Blog, graças a essas ajudas nosso Blog foi de puro sucesso atingindo quase 5.000 visitas , que no proximo ano seja melhor ainda e continue incentivando os admiradores da profissão e auxiliando de alguma forma os que já ingressaram na área, espero que tenha feito diferença na vida profissional de vocês.
Desejamos a todos um Feliz Ano Novo, que seja de muito sucesso, paz de espírito, saúde e principalmente de realizações, que sejam aberas as portas para o grande sonho de cada visitante.

Atençao Tripulaçao: Preparar para decolagem....rumo á 2012 !

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Diário de uma Tripulante







Olá amigos seguidores (:
Fiz uma espécie de diário destes 6 dias que trabalhei, para descontrair este blog e para terem uma noçao do meu dia-a-dia como Comissária.

PRIMEIRO DIA
Sexta-feira  de madrugada, por volta das 4 da manhã me apresentei no D.O do Aeroporto Internacional de Viracopos, mais um dia exerceria com muita alegria minha profissão, me apresentei aos outros tripulantes  Cmte, Cop e mais 2 comissárias, íamos rumo ao Aeroporto Afonso Pena em Curitiba, fazendo escalas no Rio de Janeiro e Confins em BH, embarcamos num EMBRAER 190 (aeronave 100% brasileira, é esse o speech dos pilotos RsRs), recebemos a comissaria (lanchinho dos passageiros),  ajeitamos a aeronave e recebemos nossos passageiros sempre com um lindo sorriso no rosto, mostrando a satisfação em  estar  ali, auxiliamos os idosos no embarque, ajudamos a ajeitar as malas, alertamos sobre as saídas de emergência pedindo o auxilio dos passageiros ali acomodados caso haja uma evacuação em emergência, abrimos todas as saídas de ar, fazemos a contagem dos “pax” (passageiros) e passamos para o Comandante, é dado início a decolagem...acendem todos os sinais luminosos de usar cintos e não fumar...é feito o speech de decolagem: “Senhoras e Senhores bom dia, a Cmra Priscila em nome do Comandante  “_______” lhes dá as boas vindas a bordo da aeronade ERJ 190 da (nome da cia) Linhas Aéreas, este é vôo de número_______, com destino á _______, fazendo esacalas em_________. Pedimos sua atenção para demonstração dos recursos de segurança...e blá blá blá...”. Nesta hora uma faz  Speech outra a demonstração lá na frente e outra no meio da cabine, uns passageiros te olham atentamente, outros nem te dão importância, más são os primeiros a arregalar os olhos quando dá uma turbulência...Falando em turbulência, neste vôo ela foi pesada, considerada FORTE, foi uma turbulência de céu claro, no qual não nos foi avisado com antecedência ( é aquela que o aparelho não detecta)....Estávamos no meio do serviço de bordo e ela aconteceu....Sinceramente, eu adoro, é a sensação de estar numa montanha russa, pra quem nunca passou por uma. Suspendemos o serviço más foi por pouco tempo, pousamos em Confins, uns passageiros desembarcaram, outros prosseguiram conosco e outros embarcaram naquela hora rumo a Curitiba...Chegamos em Curitiba por volta das 20 da noite, num hotel maravilhoso diga-se de passagem, ainda estava disposta e saí com uma das meninas da Tripulação pra ver a noite de Natal, MARAVILHOSO !
SEGUNDO DIA
No outro dia ás 14 horas já era a apresentação pro próximo vôo, seguimos o comandante, fomos até a aeronave, desta vez era um ERJ 175 um pouco menor, fizemos novamente os mesmos procedimentos e recebemos com muita alegria e ainda dispostas os novos passageiros, neste vôo teve um pouco de atraso devido o mal tempo, e alguns passageiros estavam nervosos e mal respondia nosso: Olá..rsrs, más mantemos nossa postura e sorriamos sempre !  Neste segundo dia fazemos a etapa: Curitiba / Rio/ Rio/Confins ...dormimos em Confins, hotel maravilhoso também....
 TERCEIRO DIA
No terceiro dia íamos rumo ao Rio de Janeiro, porem no pouso da noite anterior ocorreu o estouro do pneu do trem de pouso e não conseguiríamos ir com a mesma aeronave , disponibilizam pra gente um ATR 72 (aeronave de hélice), no qual fui de passageiro, prosseguimos com a viajem, eu me sentei em assento de passageiro e só observava o trabalho das minhas amigas, do meu lado o Co-piloto da minha tripulação, conversávamos sobre diversos assuntos. Chegando próximo ao pouso no Rio de Janeiro eu observei que a aeronave estava em uma altitude diferente da qual estava acostumada, dava a impressão que íamos pousar no Mar, eu observava também a reação do Co-piloto que melhor do que eu com certeza sabia do que estava acontecendo, ele demonstrava tensão...Pousamos no meio da pista e pra quem não sabe a pista do Aeroporto do Rio (Santos Dumont) é curta....a aeronave não reduzia a velocidade, passamos a primeira entrada, a segunda entrada, e nada de parar, de repente na ultima entrada a aeronave faz uma curva (semelhante a um cavalinho de pau), todo mundo se espantou inclusive o co-piloto que estava do meu lado...Isso foi tenso, más muito divertido ao mesmo tempo. Por fim neste dia fomos de volta a Curitiba, e o dia acabou bem.
QUARTO DIA
No quarto dia teve também atraso, os aeroportos fechados devido ao mal tempo, muita chuva...preparamos a cabine toda e aguardávamos a abertura do aeroporto para prosseguirmos com o embarque e a decolagem, após uns 30 minutos dentro da aeronave aguardando LIBERARAM, mais uma vez os passageiros super agradáveis vieram querendo nos matar ( como se tivéssemos culpa e como se não estivéssemos ali esperando também), os recepcionamos com muito carinho e alegria, por ser nossa função e pra quebrar o gelo também, lembrando que estávamos muito cansadas. Dormimos em Florianópolis, cidade maravilhosa, hotel maravilhoso e recepção maravilhosa...eu e a tripulação saímos 1 e 30 da manha em busca de uma lanchonete aberta...rsrs encontramos apenas um Drive Trhu do Mc Donalds, comemos á beira mar ....que delicia !

QUINTO DIA
No quinto dia,  atraso,atraso, atraso....desta vez eu esta indo rumo a Goiânia, depois  Palmas em Tocantins, o vôo foi tranqüilo apesar das carinhas tortas nos olhando....más sempre SORRINDO: Aceita uma bebida senhor ? rsrsrsr ! Passa o óleo de peroba na cara  e siga em frente ....
SEXTO DIA
No sexto dia ...a alegria tomava conta de mim e nada estragaria meu dia...indo rumo CASA ! Aeroporto Internacional de Viracopos, horário previsto de pouso : 22:15...Graças a Deus desta vez foi no horário, sem nenhum atraso em nenhuma etapa, fizemos Palmas –Curitiba/ Curitiba -Confins/Confins- Viracopos...os passageiros felizes, todos queimadinhos de sol, provavelmente voltando de algum lugar de férias, uma gestante á bordo, sempre lhe dando muita atenção, tinha até espanhóis nesta etapa, fiz bom uso das minhas aulas ..rsrsr
Os mesmos procedimentos foram feitos, só que desta vez com um semblante de alívio estampado no rostinho de cada uma, pois todas estavam voltando pra perto da família.
Conclusão,  é muito gratificante nossa profissão, é emocionante, é maravilhoso poder ajudar, auxiliar, acompanhar os passageiros, passamos por diversas situações, passageiros irritados, cansaço por esperar tanto tempo, alguns medos ou gelinhos na barriga, más nossa função é sempre manter a postura, o sorriso estampado no rosto, por mais que a saudade aperte por que a distancia da família dói, nada deve interferir no que se deve passar para os passageiros, da porta da aeronave pra dentro devemos ser outra pessoa, deixando problemas pro lado de fora,  levando pra dentro sempre a cortesia, cordialidade, simpatia e acima de tudo a presteza e o carinho. Ser comissária é sorrir, é estar cada minuto em um lugar talvez em a dois lugares ao mesmo tempo rsrs, é vestir a camisa da nossa empresa e ser prestativo por mais cansada e exausta que esteja.Ser Comissária é o que eu quero pro resto da minha vida !

OBS.: Uma dica para ANAC...devemos ter uma folga na nossa BASE após 6 dias fora .

Postado por mim mesma : Priscila Trevisoli!

Beijoooos Tripulação ! 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Endereço das Cias Aéreas para envio de currículo!

As Companhia Aéreas do Brasil, também recebem currículos através dos correios ou até mesmo voçê pode ir até lá e entregar pessoalmente. Pensando nisso foi que descobrimos um site onde tem o endereço de todas as companhias aéreas, como Tam, Gol, Azul, Trip, Avianca, Webjet, Noar, Pantanal, Passaredo, Pumaair, Rio Linhas Aéreas, Sete, Total, dentre outras....

acessem o link abaixo.




Post : Leonardo Chagas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Apresentação pessoal - parte 4





IV - ETIQUETA
INTRODUÇÃO
A etiqueta é a arte das boas maneiras e dos bons costumes.
Compreende um conjunto de regras, estilos, normas e hábitos, que emprestam à vida cotidiana uma característica de harmonia, elegância e distinção.
A etiqueta não é somente uma prática da alta sociedade e do meio profissional, senão também uma arte aplicada em prol de todas as atividades e ocasiões da convivência entre pessoas, e penetra profundamente no meio ambiente doméstico.
É importante a sua influência no controle das atividades humanas. Ela determina o comportamento ideal dos indivíduos no meio social, através de regras taxativas que estabelecem a maneira de agir com naturalidade em qualquer ambiente.
Do ponto de vista conceptual, a etiqueta nada mais é do que um conjunto harmônico de atitudes, gestos, palavras, voz, fisionomia e traje. Traduz uma estreita relação entre a parte interior e a exterior da pessoa.
CLASSIFICAÇÃO
a) Doméstica. Educação de hábitos e maneiras. É a forma de lidar com a família e as pessoas que moram juntas dividindo espaços. É sempre informal.
b) Social. Regras essenciais para a convivência em sociedade (na rua, lugares públicos, festas etc.) e em todo tipo de relacionamento entre pessoas. Existem ocasiões formais e informais.
c) Profissional. Comportamento no trabalho, em relação aos superiores, subordinados, colegas e público em geral. É sempre formal.
d) Protocolar. Regras preestabelecidas para ocasiões oficiais específicas. Muda de acordo com o evento. É sempre muito formal.
ETIQUETA DOMÉSTICA
É um conjunto de bons hábitos que compõem toda a base de nossa educação.
Sem esses bons hábitos não conseguiremos praticar nenhum outro tipo de etiqueta. É sempre informal já que hábitos é uma segunda natureza e se fazem naturalmente.
ALGUNS HÁBITOS IMPORTANTESQUE DEVEMOS PRATICAR:
Bocejar. Abaixar a cabeça sem fazer barulho ou abrir muito a boca. Lembrar de colocar a mão na frente da boca.
Espirrar. Abaixar a cabeça e colocar a mão na frente.
Tossir. Quando se tratar de um ataque de tosse, estando em lugar público vamos procurar (se for possível) sair do recinto; quando é tosse normal, abaixar a cabeça e colocar a mão na frente.
Sempre que tivermos estas reações físicas, ao terminar pedir desculpas (ou perdão).
Não se fala mais "saúde" quando alguém espirra. Porém, caso alguém nos disser isso, devemos agradecer.
Soluço. Só precisa pedir desculpas uma vez, e não a cada soluço.
Podemos limpar o nariz em público, mas nunca assoar.
Nunca coçar-se nem espreguiçar-se em público.
É importantíssimo que mesmo quando se estiver em casa isso seja feito de maneira consciente. Só assim vamos aprender a controlar o desejo quando em público.
Não sentar à mesa de refeições sem estar vestindo camisa.
Bater sempre nas portas fechadas antes de entrar nos recintos.
Controlar o tom de voz. Mesmo em momentos de irritação, vamos procurar dizer o que acharmos certo sem gritar.
Não gesticular quando se tem talheres nas mãos e nem falar com boca cheia.
Não colocar o dedo no nariz. Nem mesmo sozinhos, para não habituar.
Não colocar nada nos ouvidos para coçar. Se estiver em desconforto, vá ao banheiro.
CACOETES
Cacoetes são hábitos que teremos que tirar radicalmente da nossa vida já que quando os fazemos não nos damos conta.
Quase sempre acontecem quando estamos distraídos ou sob pressão, o que os torna muito perigosos.
Vamos falar dos cacoetes mais comuns, mas, é claro, existem muitos outros.
Tenha autocrítica e procure, com firmeza, ver-se livre deles:
§ Mexer nos cabelos (das mais diversas formas).
§ Balançar as pernas ou tremê-las.
§ Roer as unhas ou peles (nunca colocar a mão na boca).
§ "Estalar" os dedos ou punhos provocando barulhos.
§ Piscar os olhos etc.
É importante não confundir cacoetes com tiques nervosos, que podem ser curados com ajuda médica.
GESTICULAÇÃO
Nunca se fazem gestos sem palavras como:
Acenar a cabeça para abaixo ou para os lados (para dizer sim ou não).
Levantar os ombros ("dar de ombros”) denotando desdém ou ignorância.
Levantar o queixo ("queixada") para falar ou chamar as pessoas.
Quando apontamos qualquer coisa nunca o faremos com um dedo e sim com a mão inteira.
Quando falamos é possível movimentar as mãos, mas nunca os braços. As exceções ficam por conta dos maestros, professores, Comissários de bordo, (quando fazem as demonstrações de segurança) e outras pessoas em trabalhos específicos.
HÁBITOS ERRADOS AO FALAR
O povo brasileiro é informal e se expressa de acordo com essa informalidade. Os jovens também falam muita gíria e isto acontece no mundo todo. Porém gíria é modismo que passa.
O problema é o que vem acontecendo nos últimos anos. Não é gíria o que se está falando e sim uma troca de palavras por “barulhos” e não só no meio jovem. Vem se tornando um hábito generalizado muito feio, do qual temos de nos livrar.
Este treino deve começar em casa, caso contrário não conseguiremos nos expressar sem o uso desses "grunhidos" quando estivermos falando com clientes ou superiores.
Exemplos mais comuns:
Usar "tá", "né", "compreendeu", de forma constante. Sempre que quisermos fazer uma pausa deveremos simplesmente respirar, não fazer barulho.
“Compreendeu”, "entendeu", nunca se fala para ninguém, nem como pausa ou quando estamos explicando alguma coisa. Neste último caso, empregam-se outras palavras para ter a certeza que estamos sendo compreendidos.
Exemplo: “Alguma dúvida?, Está claro?, Certo?, Gostaria de mais esclarecimentos?” etc.
Quando não escutamos, nunca responder com um "oi". O correto é dizer “perdão?” ou “desculpe?” Porém com as pessoas íntimas isto pareceria pernóstico já que não é o nosso hábito.
Como é difícil reagir de forma diferente quando estamos falando formal ou informalmente, devemos ter como hábito"como?” Mais tarde, já conscientes com quem estamos falando, podemos mudar o tratamento.
“Hum, hum, hum“, etc. são barulhos muito feios que devemos substituir por palavras como “sim“, “claroetc.

O mercado está em alta.!


Qual mulher não se imaginou vestida em um uniforme de aeromoça passeando por vários aeroportos mundo afora? Símbolo de elegância, a profissão de comissária de bordo não é tão simples e glamorosa quanto se imagina. A boa notícia é que o mercado está em alta no Brasil, principalmente pela chegada da companhia Azul e pela entrada da Emirates na rota brasileira.
“A Azul e a TAM vão contratar vários candidatos no próximo semestre. Este ano, a oferta é muito boa e os salários giram em torno de dois mil a três mil reais por mês para vôos nacionais”, garante Celso Batista de Andrade, instrutor da Escola Técnica Congonhas.
Ao saber disso, a jornalista Roberta Dantas, 30 anos, decidiu apostar na profissão. Em busca de um emprego que garanta mais estabilidade, ela está prestes a concluir o curso de formação de comissária de vôo. Durante quatro meses, ela passou por aulas teóricas, que incluíram regras de etiqueta, direito trabalhista, saúde e higiene. “Até aprendemos a fazer um parto”, comenta.
Combate a incêndios, primeiros-socorros e sobrevivência na selva e mar está entre as disciplinas práticas. “Passamos um final de semana no litoral de SP. No sábado, caminhamos no mangue, aprendemos a identificar animais e insetos, tirar água do bambu, além de saber o que serve de alimento, como bromélias e frutos. Foi uma experiência e tanto”, explica.
No dia seguinte, o grupo aprendeu a nadar com o colete salva-vidas, além de salvar pessoas que por acaso estão sem o colete, tarefas que exigiram muita resistência física. Na etapa final, as futuras comissárias fazem um teste teórico e só podem se candidatar a uma vaga se passarem na difícil prova da ANAC.
“Quando são contratadas pelas companhias, as profissionais passam por outros treinamentos de primeiros-socorros, combate a incêndios, além de um curso específico para aeronave que vão trabalhar, desde a cozinha até os equipamentos”, acrescenta a instrutor.
Comissária há 13 anos, Valery Schiff, diz que o mercado já mudou bastante desde que ela começou. A chegada de novas companhias exigiu ainda mais dos profissionais “apesar do serviço a bordo ter caído”, revela.
Apaixonada pelo que faz, ela acredita que não vale apenas ter boa postura e aparência. “Durante a carreira é necessário aperfeiçoar o idioma e até aprender novas línguas”. Requisitos para quem quer entrar na profissão? “Muita paciência, cordialidade e jogo de cintura. Quem tem gênio forte não pode entrar nessa”.
Por Juliana Lopes



Post: Leonardo Chagas

Natal Chegando ! *---------*

O blog Espaço Comissário , está entrando em ritmo de natal e aproveitando para desejar um FELIZ NATAL a todos aqueles que frequentam nosso blog e a todos comissários ou futuros comissários que nos ajudam a crescer cada dia mais e divulgar nossa profissão maravilhosa!

E que esse natal seja repleto de felicidade , amor ,harmonia , reconciliações paz e muitos presentes hahahaha !








Post: Leonardo Chagas em nome de toda equipe do blog Espaço comissário (Priscila Trevisoli e Thiago Martins)



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Revisão Grupo 4 - prova da ANAC

Revisão grupo 4

¨ Na estrutura semimonocoque, os esforços dinâmicos são suportados pelas cavernas, revestimentos e longarinas.
¨ O Movimento da aeronave em torno do seu eixo vertical é realizado através do leme de direção.
¨ Compressor, câmara de combustão e turbina são as partes principais dos motores a jato (motores a reação).
¨ A sustentação igual ao peso mantém a aeronave em altitude constante.
¨ A latitude e a longitude são componentes do sistema de coordenadas geográficas utilizado para a identificação de pontos na superfície da terra.
¨ O sistema de pressurização tem por objetivo fazer com que a pressão na cabine seja maior, em relação à pressão atmosférica externa à aeronave.
¨ Pressão alta, temperatura baixa e ar seco são as melhores condições para decolar.
¨ A massa de um fluído é invariável; O peso, a densidade e o volume são variáveis.
¨ A pressão estática de um fluído em movimento diminui quando a velocidade aumenta.
¨ Um corpo na atmosfera terrestre recebe os efeitos da pressão atmosférica estática.
¨ O avião é composto de fuselagem, empenagem, grupo motopropulsor , asa e trem de pouso.
¨ Isogônicas são linhas de igual declinação magnética.
¨ À medida que se aumenta o ângulo de ataque de uma aeronave em vôo reto horizontal, a velocidade diminui até o ângulo crítico e torna a aumentar.
¨ Leme de profundidade é uma superfície primária de comando localizada no estabilizador horizontal.
¨ Enflechamento colabora para a estabilidade direcional e lateral.
¨ Ao comandar o aileron direito para cima, o aileron esquerdo e a asa direita descem e a asa esquerda sobe.
¨ Na aeronave, o peso e a sustentação são aplicados nos centros de gravidade e de pressão, respectivamente.
¨ Rota é a projeção na superfície terrestre da trajetória prevista ou percorrida por uma aeronave.
¨ Na geometria da asa, a corda média que contém o centro de pressão da asa denomina-se corda média aerodinâmica.
¨ Pressão diferencial é a diferença entre a pressão contida no interior do compartimento de passageiros e a pressão estática do ar exterior.
¨ No Hemisfério Sul, ao voar de alta para baixa pressão, a aeronave tem deriva para a esquerda.
¨ Longitudinal, vertical e transversal são os três eixos imaginários do avião.
¨ Arrasto induzido é gerado pelo turbilhonamento do ar nas pontas das asas do avião.
¨ Arrasto é a componente da resultante aerodinâmica paralela ao vento relativo.
¨ Isóbara é a linha que une pontos com a mesma pressão.
¨ A contagem da latitude inicia no Equador até 90 graus norte ou sul.
¨ A força centrípeta tende a puxar o avião para dentro de uma curva.
¨ Equador é o círculo máximo perpendicular ao eixo da terra.
¨ As nuvens de estágio baixo são formadas por gotículas de água e/ou cristais de gelo.
¨ Após a passagem de uma frente fria, a direção do vento muda.
¨ Direção, velocidade e caráter são as características dos ventos.
¨ No Hemisfério Sul, os ventos que antecedem uma frente fria sopram do norte e noroeste.
¨ Equador é o círculo máximo perpendicular ao eixo da terra.
¨ No verão, durante o dia, é mais comum a turbulência convectiva.
¨ O equilíbrio entre correntes ascendentes e descendentes caracteriza uma trovoada na fase de maturidade.
¨ Enflechamento das asas produz estabilidade lateral e direcional.
¨ Em um aerofólio, a sustentação é aplicada no centro de pressão.
¨ Diedro é o ângulo formado entre o eixo transversal e a linha do intradorso.
¨ Reversível dos motores turbofans e turbojatos jogam os gases de escapamento para frente, reduzindo a velocidade do avião.
¨ Profundor é a superfície de comando responsável pelo movimento da aeronave em torno de seu eixo lateral.
¨ Pólos Norte e Sul verdadeiros são as extremidades do eixo imaginário da Terra.
¨ Os três eixos imaginários cruzam-se no ponto denominado cg.
¨ Ãngulo de incidência é formado pela corda do aerofólio e o eixo longitudinal da aeronave.
¨ Cumulonimbus é uma nuvem de desenvolvimento vertical.
¨ Cumuliformes são nuvens que possuem desenvolvimento vertical e propiciam ar instável com movimento convectivo acentuado.
¨ Rotação é o movimento da terra responsável pelo dia e a noite.
¨ Para efeitos de navegação, a terra é considerada uma esfera perfeita..
¨ Meridiano é o semicírculo máximo que liga os Pólos terrestres.
¨ Em relação ao ar atmosférico, um planador é aeródino.
¨ A escala de latitudes ocorre sobre um meridiano qualquer.
¨ As latitudes são contadas para o norte ou para o sul.
¨ Fuselagem, empenagem, trem de pouso, grupo motopropulsor e asa são partes componentes do avião.
¨ A massa de ar frio é que propicia melhor visibilidade ao vôo( ausência de umidade).
¨ Higrômetro é o instrumento especial usado para medir a umidade do ar.
¨ A direção do vento, para fins meteorológicos, é dada em relação ao norte verdadeiro.
¨ Uma aeronave em vôo apresentando agitações ascendentes e descendentes, tornando o vôo desagradável, estará voando em ar turbulento.
¨ A atmosfera instável gera nuvens cumuliformes.
¨ Isoclínicas são linhas que unem pontos de igual inclinação magnética.
¨ 4,3,5,2 são os valores correspondentes aos fusos horários de Manaus, São Paulo, Cruzeiro do Sul e Fernando de Noronha, respectivamente.
¨ Flecha é a reta perpendicular à corda que atinge a linha de curvatura média no ponto de maior distância.
¨ Estabilizadores, leme, profundor e compensadores são componentes da empenagem.
¨ Normalmente, os ailerons estão localizados no bordo de fuga das asas, próximo à ponta.
¨ CMA é a corda que contém o CP da asa.
¨ Gelo que se forma sobre as aeronaves é do tipo claro, escarcha e geada.
¨ 608 ft é o número de pés correspondentes a 185m.
¨ Correntes convectivas são os movimentos verticais do ar atmosférico.
¨ As turbulências térmicas são mais comuns no verão.
¨ A reação do ar sobre a asa produz uma força que a empurra para cima e para trás.
¨ Cirriformes são nuvens que se formam devido a movimentos fortes de ventos em níveis elevados.
¨ Cirrus (ci) são nuvens altas, delgadas com aparência de pluma, compostas inteiramente de cristais de gelo.
¨ A finalidade do grupo motopropulsor de uma aeronave é fornecer tração necessária ao vôo.
¨ A pressão dinâmica depende da densidade do fluído e velocidade de deslocamento.
¨ O ângulo formado entre a corda e o eixo longitudinal da aeronave é o de incidência.
¨ Latitude é o arco de meridiano, compreendido entre a linha do Equador e um paralelo dado.
¨ a pressão estática de um fluído em movimento diminui quando ocorre aumento da velocidade.
¨ Todo ponto de referência existente na superfície da Terra é denominado ponto significativo.
¨ Para plotar uma coordenada geográfica é necessário saber a longitude e a latitude.
¨ À noite, a temperatura do solo diminui por causa da radiação e ausência do calor solar.
¨ O ar mais frio movendo-se sobre uma superfície líquida mais quente ocasiona nevoeiro o tipo vapor.
¨ Os flaps e slots são dispositivos hipersustentadores.
¨ Os compensadores são superfícies de comando secundárias.
¨ O flap quando baixado para pouso combina a redução de velocidade e o aumento de sustentação.
¨ A componente vertical máxima de tração magnética ocorre nos pólos magnéticos.
¨ Leme de direção, profundor e aileron são superfícies primárias de comando.
¨ O trem de pouso em que duas rodas, quando recolhidas, alojam-se em um compartimento que não se fecha é classificado como retrátil.
¨ Os movimentos verticais do ar denominam-se correntes convectivas.
¨ Intradorso de uma asa é a parte inferior.
¨ Quando a temperatura do ar for igual a temperatura do ponto de orvalho o ar estará saturado.
¨ O aileron produz o movimento de inclinação lateral que se processa em torno do eixo longitudinal da aeronave.
¨ São nuvens baixas (stratus – ST/ stratocumulus-SC/ cumulus – CU/ towering cumulus –TCU/cumulonimbus- CB)
¨ São nuvens médias (altostratus-AS/altocumulus-AC/nimbostratus-NS)
¨ São nuvens altas (cirrus-CI/cirrocumulus-CC/cirrosatratus-CS).
¨ A passagem de uma frente fria ocasiona aumento de pressão e queda de temperatura.
¨ A passagem de uma frente quente gera apenas aumento de temperatura.
¨ Ciclones são áreas de baixas pressões.
¨ Anticiclones são áreas de altas pressões.
¨ Toda e qualquer frente (fria, quente, estacionária e oclusa) sempre será baixa pressão.
¨ Vento, brisa ou qualquer outra coisa que lembre o ar em movimento, será gerado pela diferença de pressão entre dois locais.
¨ A atmosfera é dividida em 5 camadas (troposfera, tropopausa, estratosfera, ionosfera ou termosfera e exosfera)
¨ A troposfera tem gradiente térmico normal ou positivo (a temperatura diminui com a altitude)
¨ A tropopausa tem gradiente térmico isotérmico (a temperatura não varia ou pouco varia com a altitude)
¨ A estratosfera tem gradiente térmico negativo ( a temperatura aumenta com a altitude –aumento esse causado pela ozonosfera que é um filtro dos raios UV-a e UV-b).
¨ Ventos de vale ocorrem durante o dia, chamam-se anabáticos, e ocorrem vales acima (sobem por causa do calor do dia).
¨ Os ventos de montanha ocorrem a noite chamam-se catabáticos e ocorrem montanhas abaixo (descem por causa do frio à noite).
¨ Calor é a energia cinética das moléculas do corpo.
¨ Barômetro u barógrafo é o instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica.
¨ Barlavento é quando o vento (ou algo ) sobe a montanha e sotavento quando desce.
¨ Brisa marítima vai do mar para a terra e brisa terrestre vai da terra para o mar.
¨ Nevoeiro de radiação ou de superfície é um nevoeiro de massa de ar(sem deslocamento).
¨ Nevoeiros de vapor, marítimo, orográfico, de brisa marítima e glacial são nevoeiros advectivos (com deslocamento horizontal).
¨ Nevoeiro de pós-frontal(de frente fria) e pré-frontal (de frente quente) são nevoeiros frontais.
¨ Convectiva (térmica), orográfica, de céu claro, frontal , cortante de vento e trilha das aeronaves(esteiras de turbulência) são tipos de turbulência.
¨ O ar está estável quando o seu gradiente térmico está entre 0,6ºc/100m e 1,0ºc/100m.
¨ O ar está instável quando seu gradiente térmico é maior que 1,0ºc/100m.
¨ Ar instável forma gelo do tipo claro, cristal ou liso e sua temperatura de congelamento varia de 0ºc a – 10ºc
¨ O ar estável forma gelo do tipo opaco, amorfo, escarcha ou granulado e sua temperatura de congelamento está entre –10ºc e –20ºc.
¨ As gotículas em repouso congelam mais dificilmente entre –10ºc e –40ºc.
¨ Cumulus, maturidade e dissipação são os estágios da trovoada.
¨ Os TCU também são conhecidos como cumulus congestus ou grandes cumulus.
¨ Ar ascendente, ar instável e umidade são requisitos necessários a formação da trovoada.
¨ A bigorna caracteriza o terceiro estágio da trovoada.
¨ As trovoadas de massas de ar podem ser convectivas (térmicas), orográficas ou noturnas.
¨ As trovoadas frontais ou dinâmicas podem ser de frente quente, de frente fria, pré-frontal ou de frente oclusa.
¨ A trovoada te carga elétrica negativa.
¨ Os relâmpagos ocorrem dentro da nuvem onde a temperatura é de 0ºc a –8ºc.
¨ O som produzido pela descarga elétrica é o trovão.




Post: Leonardo Chagas





fonte: Flightattendant