Pesquise neste Blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ENTREVISTA DE EMPREGO/ ETIQUETA -PARTE 2 ''POSTURA''!


- POSTURA
É indispensável haver coerência entre o vestuário, linguagem verbal e a expressão corporal.
Quando esses três fatores não apresentam o mesmo objetivo, todo o conjunto será prejudicado.
Não se deve esquecer que os sentidos funcionam juntos: o que ouvimos terá que corresponder àquilo que estamos vendo.
Para educar a expressão corporal devemos ter uma boa postura e para conseguir isso teremos que praticar bons hábitos físicos.
Não se usa a boa postura ocasionalmente.
Devemos fazer dela um hábito do nosso cotidiano. Somente assim conseguiremos alcançar nossos objetivos.
ANÁLISE PESSOAL
Erros a corrigir:
1) ______________________________
2) ______________________________
3) ______________________________
4) ______________________________
5) ______________________________
6) ______________________________
Existem três erros muito comuns que devemos evitar sempre:
1) Nunca encostar o corpo nas paredes, colunas, portas, balcões etc. Sempre que estivermos de pé o corpo estará realmente em pé e não deitado;
2) Quando estivermos parados em pé, nunca flexionar um joelho para tentar descansar. Quando estamos de pé, os dois joelhos estarão sempre esticados;
3) Quando sentados, nunca deitar o corpo na cadeira (no assento). Devemos levar o cóccix até o final do assento e colocar toda a coluna no encosto da cadeira. Relaxar os ombros.
NOÇÕES DE BOA POSTURA
O ponto mais importante para a obtenção de uma boa postura é manter a coluna reta. Para tal é preciso lembrar o seguinte:
1) Manter a cabeça levantada, com o queixo paralelo ao chão;
2) Levantar o tórax no abdome, sem encher os pulmões de ar e sem forçar os ombros, que deverão permanecer naturalmente relaxados;
3) Encaixar os quadris, projetando-os um pouco para frente, evitando, assim, descansar o corpo sobre as pernas.
AS EXTREMIDADES
1) Braços:
Deixá-los relaxados caindo ao lado do corpo com os cotovelos esticados e as mãos em perfil. Quando andar, os braços devem se mover como pêndulos.
Os braços mexem só a partir da junta dos ombros, estes não se movimentam, só a junta.
a) Feminino.
As mãos tocam o corpo ao passar por ele.
b) Masculino.
Os braços não tocam no corpo, devendo manter-se afastados do tronco.
2) Pernas:
Andar sempre flexionando e esticando os joelhos, sem deixá-los flexionados ao final de cada passo. Dar sempre o passo de acordo com o tamanho das pernas. O que determina a velocidade do caminhar é o ritmo de trocar as pernas e não o tamanho das pernas, que, quando muito grandes alteram toda a postura.
a) Feminino.
As pernas movem-se uma ao lado da outra. Não se coloca um pé na frente do outro, nem separados. O correto é um ao lado do outro.
b) Masculino.
As pernas movem-se separadas até o ponto que não ultrapassarem os quadris. Nunca se tocam.
3) Pés:
Os pés devem pisar inteiros. Primeiro o calcanhar e depois a ponta. Pisam retos, com as pontas alinhadas, apontando para frente.
POSIÇÕES BÁSICAS DAS PERNAS EM PÉ
a) Feminino:
Pernas juntas. Os pés retos, calcanhares juntos e as pontas um pouco separadas. Joelhos esticados. Um pé vai para trás em diagonal, o outro fica na frente; na vertical. Joelhos esticados com o peso do corpo apoiado no pé de trás. Esta posição pode ser feita levando para trás o pé que proporcione o maior conforto.
b) Masculino:
Os pés retos, paralelos e separados até o ponto em que não ultrapassem os quadris. Joelhos esticados. Um pé vai para trás em diagonal, o outro fica na frente, na vertical, separados. O peso do corpo fica apoiado no pé de trás. Joelhos esticados.
POSIÇÕES BÁSICAS DOS BRAÇOS, QUANDO DE PÉ
a) Feminino:
Colocar o antebraço apoiado nos quadris, às palmas das mãos juntas, caindo naturalmente em frente ao corpo (social e profissional).
Os braços caindo, também naturalmente, junto ao corpo nas laterais (social e profissional).
Profissionalmente, nunca se cruzam os braços, nem se colocam as mãos nos bolsos. Isto são atitudes sociais.
b) Masculino:
Uma das mãos sobre a outra na frente do corpo na altura do cinto. A mão debaixo fechada. As mãos juntas atrás do corpo, no final da coluna. Estas são posições sociais e profissionais.
Os homens tampouco cruzam os braços e não põem as mãos nos bolsos quando em trabalho.
POSIÇÕES DO CORPO (SENTADO)
Levar os quadris até o final da cadeira, colocar toda a coluna no espaldar e relaxar os ombros.
Sentar no meio da cadeira com a coluna reta, sem encostar no espaldar.
POSIÇÕES DAS PERNAS (SENTADOS)
a) Femininas:
Dentre as posições corretas das pernas, devemos usar aquelas que se apresentam mais confortáveis, sem necessidade de fazer todas as variações.
Três posições, todas corretas, podem ser adotadas de formas diferentes, conforme se esteja sentada:
1) Um pé vai para trás em diagonal e o outro vem à frente em vertical; o calcanhar do pé da frente se junta ao meio do pé de trás. Os joelhos ficarão juntos.
2) Cruzar os pés, joelhos juntos.
3) Cruzar a perna sobre a outra.
Se estiver sentada com as pernas de frente ao corpo, podem-se adotar as três posições com ambas. Se as pernas forem lançadas para um lado, a perna base é a de baixo e só a de cima se movimenta para adotar posições diferentes. Porém, são sempre as mesmas três posições básicas.
b) Masculinas:
1) Os joelhos paralelos aos pés com as pernas separadas até o ponto em que não ultrapasse o quadril, nem a cadeira.
2) Cruzar as pernas uma sobre a outra.
Colocar um pé sobre o joelho contrário é uma atitude muito informal e só deve ser usada em locais apropriados, nunca de uniforme.
POSIÇÕES DOS BRAÇOS (SENTADOS)
Feminino:
1) As mãos com as palmas juntas, apoiadas no colo; braços paralelos ao corpo.
2) Quando a cadeira possui braços, não se devem apoiar os dois antebraços na cadeira, mas apenas um. O outro cruzará o corpo.
Masculino:
Com a segunda posição das pernas não há problemas onde colocar as mãos. Com a primeira posição das pernas temos que ter cuidados ao escolher onde vamos deixá-las.
Feminino e Masculino:
Nunca no trabalho (mesmo sentados) devemos cruzar os braços.
FLEXIONAR O CORPO (ATÉ O CHÃO)
Um pé fica totalmente no chão para dar apoio, o outro vai para trás, com o salto levantado do chão para dar a distância.
Feminino:
Com as pernas e os joelhos juntos.
Masculino:
Igual, com as pernas separadas.
ESCADAS
Feminino e masculino:
Subir: Colocar o pé inteiro sobre o degrau e nunca a metade, alternando as pernas.
Não vamos descansar nosso corpo cada vez que atingirmos outro degrau. Vamos ajudar nossas pernas levando o corpo para cima.
Descer: Colocar o pé inteiro em diagonal no degrau e descer a escada ocupando sempre o mesmo espaço, sem cruzar as pernas. Deve-se olhar para os degraus e, se necessário, segurar no corrimão.
As mulheres descerão com as pernas juntas. Os homens com as pernas separadas.
CASACOS, BLAZER etc.
Como vestir: Segurar o casaco pela gola e vestir uma manga (no braço que usar o relógio) até o fim. Segurar a gola com a mão cujo braço já esteja vestido. Com esta mesma mão, joga-se o casaco para trás, dando a distância necessária para introduzir o segundo braço facilmente.
Procurar a segunda manga nas costas, sem tentar olhar. Introduzir esta manga até onde conseguir. Em seguida, fazer três movimentos num só tempo: puxar a gola, fazer movimentos rotativos com o cotovelo e com o ombro. Ajeitar a gola, se necessário.
Abotoar: De cima para baixo, lembrando se de desabotoar de baixo para cima.
Retirar: Ambas as mãos retiram o casaco dos ombros. As duas mãos se juntam atrás e uma delas segura a manga contrária. Retirar um braço e trazer para a frente, com uma das mangas ainda vestida. A mão livre segura os dois punhos juntos e retira a segunda manga. A mão livre segura o casaco pelo meio da gola.
O uso de paletós (só masculino):
Nos paletós de dois botões, abotoar só o primeiro botão (de cima para baixo), que será desabotoado ao sentar. Quando em pé estará sempre abotoado. Nos paletós de três botões, abotoaremos os dois primeiros de cima, deixando o último solto. Este paletó estará sempre abotoado, em pé ou sentado. Nos jaquetões, todos os botões estarão sempre abotoados em pé ou sentados.
Como carregar o blazer e o paletó do uniforme:
No braço esquerdo, com a abertura direcionada para a parte de dentro do braço, dobrado no meio com as mangas para dentro.
BOLSAS
Devemos carregar, sempre que possível tudo que tivermos (bolsas, sacolas, pastas etc...) do lado esquerdo. Assim ficaremos com as mãos livres para cumprimentar, abrir portas etc... Lógico que, quando estivermos com muito peso, teremos que dividi-lo.
Todas as bolsas basicamente apresentam duas posições:
Tiracolo (feminino e masculino): 1°) A alça no ombro, a bolsa jogada para trás; 2°) Com o braço que a carrega livre,esta mão segura na junção da alça com a bolsa tendo o cuidado de mantê-la sempre ao lado do corpo, não à frente dele. .
Com alça curta (só feminino): 1°) O braço entra na alça de fora para dentro, nunca ao contrário, colocando a alça bem no cotovelo. O braço que a carrega é flexionado e lançado para o lado.
2°) (Feminino e masculino): A mão segura a alça com o braço esticado.
Carrinho (mala):
Sempre com a mão direita. Firmar o braço para puxá-lo, sem atingira coluna.

 POST: Leonardo Chagas







fonte:flightattendant

Um comentário:

  1. joelhos esticados, como o nome sugere, estica os músculos e ligamentos, consequentemente, começa a doer depois de algum tempo por estarem muito retesados , oq se sente principalmente quando ficamos em pé por muito tempo, seja alternando o apoio entre as pernas, seja as duas juntas.
    o correto é manter os joelhos semi-flexionados, de modo que a musculatura possa "respirar" e permitir maior circulação sanguínea.
    ainda que se imagine ficar uma postura "feia", nao se deve considerar assim. Basta lembrar da postura britânica dos membros da guarda real: retesada e risível.
    a própria física demonstra que todo corpo extremamente retesado uma hora se rompe, ao passo que o flexível possui maior mobilidade e suporta mais pressão.
    de modo geral, as dicas são otimas.

    ResponderExcluir